M I C H E L A N G E L O / B U O N A R R O T I - O G Ê N I O













"MICHELANGELO BUONARROTI - O GÊNIO SOFISTICADO DAS ARTES PLÁSTICAS!"

O legado artístico de Michelangelo constitui uma demonstração de gênio. A ele se devem obras imortais da escultura, como o "Davi" e o "Moisés"; da arquitetura, como a cúpula da basílica de São Pedro; e da pintura, como os afrescos da capela Sistina.
O humanismo renascentista, de que o genial artista constitui uma figura paradigmática, levou-o também a escrever uma notável obra literária, tanto em prosa como em verso.
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em 6 de março de 1475 em Caprese, localidade próxima à cidade toscana de Arezzo, Itália.
Quando ainda era criança, sua família mudou-se para Florença, onde, em 1488, entrou como aluno para o ateliê do pintor Domenico Ghirlandaio, com quem aprendeu as técnicas de afresco e painel. No ano seguinte, graças ao mecenato de Lourenço o Magnífico, passou a estudar escultura com Bertoldo di Giovanni no jardim onde a família senhorial de Florença conservava uma valiosa coleção de esculturas antigas.
Após a morte de Lourenço, em 1492, e pouco antes da expulsão da família Medici pelo pregador e reformador religioso Girolamo Savonarola, Michelangelo fugiu para Bolonha, onde, sob a influência de Jacopo della Quercia, esculpiu três estátuas para o túmulo de são Domingos.
De volta a Florença, esculpiu em madeira a "Crucificação" (autenticada somente em 1965), que doou a uma igreja em agradecimento por lhe terem permitido estudar os cadáveres ali conservados.
Em 1496 mudou-se para Roma, onde esculpiu "Baco", antes de voltar-se para a temática de inspiração religiosa que dominaria sua arte a partir de 1498. Sua grande obra do período é a "Pietà" de mármore que se encontra na basílica de São Pedro, em Roma, na qual a cena trágica contrasta com a serenidade do juveníssimo rosto da Virgem.
Retornou a Florença e, em 1501, recebeu o encargo de realizar as 15 figuras da capela Piccolomini da catedral de Siena e o colossal "Davi" de mármore, concluído em 1504. Essa estátua, hoje na Academia de Belas-Artes de Florença, veio a converter-se na encarnação do espírito e da força da cidade.
No mesmo ano, o artista começou a pintar o afresco "Batalha de Cascina" para a sala do conselho do Palazzo Vecchio florentino. Essa grande pintura, posteriormente destruída, suscitou certa rivalidade entre Michelangelo e Leonardo da Vinci, que estava pintando "A batalha de Anghiari" na parede oposta.
O papa Júlio II chamou o já célebre gênio toscano a Roma, em 1505, para encarregá-lo de um grande mausoléu com mais de quarenta figuras em tamanho natural. O projeto, que não chegou a ser concluído, acarretou muitos problemas para Michelangelo, desde assistência inadequada na execução do projeto a falta de pagamento. O escultor desentendeu-se então com o papa e fugiu de Roma.
Em Florença, Piero Solderini convenceu-o a desculpar-se. Júlio II lhe encomendou então uma estátua em bronze para a igreja de São Petrônio, concluída em 1508. Nesse mesmo ano, Michelangelo recebeu o primeiro pagamento do papa para iniciar a ampliação da capela Sistina, cujos afrescos pintou até 1512. Embora tenha trabalhado como pintor a contragosto, pois preferia a escultura, realizou na capela Sistina afrescos tidos como a expressão máxima da arte pictórica do Renascimento.
Em 1513 o artista finalmente conseguiu renegociar o contrato do mausoléu com os herdeiros de Júlio II. O projeto foi reduzido e Michelangelo idealizou para o sepulcro sua célebre estátua "Moisés", de mármore, e duas figuras torturadas de escravos.
Os Medici haviam retomado o poder em Florença em 1512, e os papas Leão X e Clemente VII, membros dessa família, encarregaram Michelangelo de vários projetos a serem realizados em Florença, onde o artista residiu ocasionalmente entre 1514 e 1534.
Em 1520, Michelangelo comprometeu-se a projetar uma capela mortuária na igreja de São Lourenço, que deveria abrigar os sepulcros da família Medici e, em 1524, Clemente VII encarregou-o do projeto da Biblioteca Laurenziana.
No mausoléu dos Medici, as estátuas de Juliano e Lourenço o Magnífico, dispostas em nichos sobre as tumbas, representaram um novo ponto de partida no campo da escultura funerária. Sob elas, Michelangelo acrescentou quatro figuras em mármore que representam o mundo terreno em gradações do dia: "Aurora", "Dia", "Crepúsculo" e "Noite". Também construiu o recinto solene da capela que, apesar da extrema simplicidade das linhas arquitetônicas, é para muitos a maior obra do artista.
No período republicano que se seguiu à queda dos Medici, Michelangelo colaborou ativamente na vida pública florentina e projetou a fortificação da cidade contra os ataques dos exércitos papal e imperial.
Derrotada Florença, e com os Medici de novo no poder, o artista concluiu a obra do sepulcro. Em 1534, nomeado pelo papa Paulo III escultor, pintor e arquiteto oficial do Vaticano, fixou residência definitiva em Roma.
Entre 1536 e 1541, realizou no altar da capela Sistina o grande afresco "Juízo final". A gigantesca composição aparece dominada pela vigorosa figura de Cristo que, como juiz universal, ordena a salvação dos bem-aventurados e o castigo dos pecadores. A obra reflete de forma dramática as inquietudes espirituais do já idoso Michelangelo.
Em seus últimos anos de vida, os encargos e projetos do artista foram principalmente obras de arquitetura. A partir de 1546, criou as janelas do segundo andar e a grande ante-sala do Palazzo Farnese, em Roma.
Em 1538, já tinha transferido a estátua antiga do imperador Marco Aurélio para o centro da praça do Capitólio, que ele reurbanizou. Entre 1561 e 1564 construiu, dentro das ruínas das termas de Diocleciano, a grande igreja Santa Maria degli Angeli.
A partir de 1547, dirigiu os trabalhos da basílica de São Pedro; a grande cúpula da basílica é de sua autoria. Entre as esculturas de seus últimos anos, destaca-se a "Pietà Rondanini".
Alternou o trabalho em outras áreas com a criação de uma obra poética de grande sensibilidade, escrita a partir de 1530. O conjunto de seus textos, com justiça caracterizados como uma "biografia espiritual", reúne mais de 300 sonetos, madrigais e outros tipos de poemas, inclusive fragmentos inacabados.
Celebrado como grande personalidade artística de seu tempo, Michelangelo morreu em Roma, em 18 de fevereiro de 1564, aos 88 anos de idade.

 ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Retrato de Michelangelo - 432 × 380 - feito por Marcello Venusti


BIOGRAFIA EM PORTUGUÊS:

http://www.pitoresco.com.br/universal/michel/michel.htm

LINK PARA BIOGRAFIA EM INGLÊS E IMAGENS
http://enginresim.blogcu.com/lt-font-color-red-gt-michelangelo-buonarroti-biyografisi-resi/5837824

JULIO o inimigo de Michel?

http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/julio_ii_-_o_terrivel_patrao_de_michelangelo_imprimir.html

OUTROS
http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_michelangelo.html

Quadro abaixo montado por Terezinha!




      

    MICHELANGELO Buonarroti
    The ceiling
    1508-12   Capela sistina
   


                                          
                OBRAS CONSAGRADAS DO ARTISTA







  1. Pietà, 1499, marble sculpture, Vatican. 111KB
    David, 1504, marble, Galleria dell'Accademia at Florence. 75KB
  2. The Creation of Man, 1508-12, from the ceiling of the Sistine Chapel. 103KB




POEMAS BY STELL
"inspirados na sensibilidade e arte de M. Buonarroti"






















































MICHELANGELO Buonarroti
The Erythraean Sibyl
1509





MICHELANGELO Buonarroti
The Delphic Sibyl
1509
POEMARO ESPERANTA ; "DU ANIMOJ" da T.M.









MAIS OBRAS DE MICHELANGELO AQUI e +:

http://www.wga.hu/index1.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo


MICHELÂNGELO, O ARTISTA DA RENASCENÇA DA ITÁLIA!







ESSES QUADROS COMPOEM A GÊNESE POR MICHELÂNGELO BUONARROTI PINTADOS NA CAPELA SISTINA

1 - A Criação: Sol e Lua - Michelangelo di Lodovico Buonarrotti Simoni, 1511

2 - A Criação: luz e trevas - Michelangelo di Lodovico Buonarrotti Simoni, 1511

3 - A Criação: terra e águas - Michelangelo di Lodovico Buonarrotti Simoni, 1511

4 - The Fall from Grace, 1508-12, from the ceiling of the Sistine Chapel.
125KB de Michelangelo Buonarroti




MICHELÂNGELO, O ARTISTA VISIONÁRIO DA ITÁLIA!






    MICHELANGELO Buonarroti
    Last Judgment
    1537-41


   MICHELANGELO Buonarroti
   Cleopatra
   1533-34




   MICHELANGELO Buonarroti
   Judith and Holofernes (detail)
   1509





   MICHELANGELO Buonarroti
   Zechariah
   1509





      
  MICHELANGELO Buonarroti
  The Doni Tondo (detail)
  c. 1506





MICHELÂNGELO -
O MESTRE DAS ESCULTURAS!





"Michel", meu velho amigo,
És para mim o maior dos escultores,
Mestre dos doutores,
Mestre "do-quero-mais",
De genialidade e de amores
Ninguém te esqueça jamais!
               http://www.thais.it/scultura/michelan.htm











MICHELANGELO Buonarroti
Slave (dying)
c. 1513
   






 "AURORA"

MICHELANGELO Buonarroti
Dawn
1524-31




 BACHUS DE MICHELÂNGELO BUONARROTI  
E O DA CARAVAGGIO


Bacchus, begun 1497, marble sculpture, Museo Nazionale del Bargello, Florence. 98KB
De Michelangelo Buonarroti - Italiano


BACCHUS  pode se referir a:

Dionísio, o deus grego do vinho e da intoxicação, conhecido como Baco para os romanos Dionísio, o deus Grego do Vinho e da embriaguez, conhecido Como Baco parágrafo OS romanos

Veja Santos Sérgio e São Baco para São Baco, mártir cristão, companheiro de São Sergius Veja Santos Sérgio e Baco de São Baco, mártir Cristão, o Companheiro de Saint Sergius

Bacchus 2063, o asteróide Bacchus 2063, o asteroide

RFA Baco, o nome de três navios da Frota Real Auxiliar RFA Baco, o Nome de Três Navios da Royal Fleet Auxiliary

Baco (uva), variedade de uva de vinho branco cresceu na Alemanha e Inglaterra Baco (uva), vinho branco de uva variedade Cultivada nd nd Alemanha e Inglaterra

Baco (quadrinhos), comics personagem criada por Eddie Campbell Baco (DC Comics), Personagem de quadrinhos CRIADO Por Eddie Campbell

Bacchus-F, bebida energética da Coréia do Sul Baco-F, uma bebida da Energia da Coreia do Sul

Krewe de Baco, uma organização que desfila durante o Mardi Gras de Nova Orleans Krewe de Baco, Uma Organização Que desfila Durante o Mardi Gras de Nova Orleans

"Em louvor de Baco", canção do álbum October Rust pelo Type O Negative "Em louvor de Baco", canção do álbum Rust outubro Pelo Type O Negative

Baco, Alexandria, um bairro de Alexandria, Baco Egito, Alexandria, hum bairro de Alexandria, no Egito não

Bacchus Marsh, Victoria, uma cidade em Victoria, Austrália Bacchus Marsh, Victoria, EM UMA Vila Vitória, na Austrália

Baco ou Eko.Bacchus, também conhecido como Eko.Lsa, um rapper francês Baco OU Eko.Bacchus, also conhecido Como Eko.Lsa, Francês rapper hum

Bacchus Wrath é o nome de um vilão da série Sentai Chouriki Sentai Ohranger, sua contraparte americanizada Power Rangers é conhecido como o Rei Mondo. Ira Baco e O Nome De Um vilão da Série Sentai Chouriki Sentai Ohranger, SUA americanizados Power Rangers contrapartida e conhecido Como o Rei Mondo.

Na arte: Arte na:
Baco (Leonardo), pintura de Leonardo da Vinci, de João Batista Baco (Leonardo), pintado Por Leonardo da Vinci, de João Batista

Baco (Michelangelo), escultura de mármore de Michelangelo retratando Baco embriagado em um estado de Baco (Michelangelo) de Escultura, Mármore de Michelangelo retratando Baco embriagado Estado in

Baco (Caravaggio), uma pintura de Caravaggio realizada na Galeria Uffizi, Florença Baco (Caravaggio), Uma Pintura de Michelangelo Merisi de Caravaggio realizada nd Galeria Uffizi, Florença

Baco e Ariadne, uma pintura a óleo de Ticiano Baco e Ariadne, uma UMA Pintura Óleo de Ticiano

Baco e Ariadne (ballet), um balé de Albert Roussel Baco e Ariadne (ballet), hum Balé de Albert Roussel

Doente jovem Baco, um dos primeiros auto-retrato de Caravaggio na Galleria Borghese, em Roma Jovem Baco Doente, hum dos Primeiros auto-retrato de Caravaggio nd Galleria Borghese, Roma in

Baco (ópera) Baco (Opera)

http://en.wikipedia.org/wiki/Bacchus






PENSAMENTOS DE MICHELANGELO



"Como faço uma escultura? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que não é necessário!"

"O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu!"

" O Sol é a sombra de DEUS!"


MICHELANGELO Buonarroti
Crouching Boy
1530-33