sábado, 26 de junho de 2010

CARAVAGGIO - BIOGRAFIA






















 









BIOGRAFIA - Pintor Italiano cujo nome completo era Michelangelo Amerighi, ou Merisi. Ele foi um importante pintor , estilo barroco, do final do século XVI e início do XVII. Nasceu na cidade de Milão - Itália, em 29 de setembro de 1571 ou 1573.
Aos cinco anos de idade foi morar com sua família na comuna italiana chamada Caravaggio, nome que ele "adotou" para si e pelo qual é mais conhecido. Em 1577 seu pai, então decorador e arquiteto, veio a falecer. Em 1584 foi trabalhar como aprendiz do pintor Simone Peterzano. Com menos de vinte anos de idade aprendeu desenho e pintura por si mesmo, venceu os obstáculos do autodidatismo com feroz obstinação. Em 1592 já estava em Roma, onde trabalhava como ajudante do Pintor Giuseppe Cesare e pintava seus primeiros quadros fortemente naturalistas: cenas de jogadores, boêmios, mendigos, antros e tabernas. Entrou depois para o serviço do Cardeal Del Monte, pintando quadros sacros em que firma o seu estilo. São dessa época as telas Descida da Cruz (hoje no Museu do Vaticano) e Morte da Virgem (Museu do Louvre). Ficou famoso em Roma e realizou a decoração de diversas capelas, igrejas e catedrais em Roma, Nápoles e Malta.Foi membro da Academia de São Lucas e ainda em vida cumulado de honras. Tinha, contudo, temperamento agressivo: foi preso algumas vezes e cometeu um homicídio. Refugiou-se em Nápoles, depois em Malta (onde ficou sob a proteção do Grão-Mestre Alçof de Vignancourt, que retratou num quadro célebre). Em 1607, retornou para a cidade de Nápoles, após conseguir o perdão do Papa, Paulo V. Quis, depois, regressar à itália e embarcou, mas atacado de insolação Caravaggio morreu no dia 18 de julho de 1610, em Porto Ercole (região da Toscana). "pobre, solitário e jovem, entre 37 e 39 anos de idade.
Disse um dos seus biógrafos: "Caravaggio professava em alto grau o desprezo do antigo e das regras. Proclamou um só princípio: "imitação da natureza verdadeira!" Diz-se que mandara pintar de negro as paredes da casa onde trabalhava e a luz entrava por cima, pelo teto. Resultava daí que a claridade surgia de pontos diferentes do previsto nos modelos. A sua maneira era rude, porém o poder para salientar os personagens, a sua originalidade feroz, seu colorido enérgico, fizeram dele um chefe de escola cujo nome eclipsou por um bom tempo. As obras de Caravaggio andam dispersas pelos museus da Europa.
CARACTERÍSTICAS MARCANTES - Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os Apóstolos. Sua inspiração era entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram nobres, mas que tivessem grande expressão, como suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com a realidade dos fatos, pois Jesus apareceu e auxiliava exatamente pescadores, lavradores, pecadores, pessoas simples. Outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista nos quadros, além de usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso e efeito de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como bem observado em "A Ceia em Emamaus". Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam o nome de Tenebrismo.

PRINCIPAIS OBRAS DE CARAVAGGIO:

Menino com uma cesta de frutas (1593)
Menino descascando fruta (1593)
Baco (1594)
Pequeno Baco doente (1594)
Tocador de Alaúde (1594)
Canastra de fruta (1595)
Repouso na Fuga para o Egito (1596)
A Ceia em Emmaus (1596)
Narcissus (1599)
Invocação de São Mateus (1600)
Martírio de São Mateus (1600)
Supper at Emmaus (1601)
Crucificação de São Pedro (1601)
Conversão de São Paulo (1601)
A Prisão de Cristo (1602)
São Mateus e o Anjo (1602)
A incredulidade de São Thomé (1602)
O Sacrifício de Isaac (1603)
Deposição (1604)
João Batista (1604)
São Jerônimo (1606)
A Morte da Virgem (1606)
Nossa Senhora do Rosário (1607)
Sete Obras de Misericórdia (1607)
Degolação de Baptista (1608)
Ressurreição de Lázaro (1609)


OUTRAS INFORMAÇÕES ATUAIS:

Em 10 de novembro de 2006 um quadro do pintor, integrante da coleção da Rainha Elizabeth II da Inglaterra foi autenticado depois de seis anos de análise técnica. Até então, fora considerado uma cópia.
Em 16 de junho de 2010 uma equipe de cientistas e universitários italianos do "Comitê Caravaggio" anunciou a identificação dos restos mortais do pintor, graças as análises de DNA e de Carbono-14.
A Galeria "Nazionale d'Arte Antica", conserva, além da obra "Narciso e de Judite e Holoferne, de Caravaggio, mais setenta pinturas caravaggescas, que permitem acompanhar a parábola da pintura naturalística de Caravaggio.



Obs: Biografia pesquisada na Enciclopédia Brasileira de Pesquisa Estudantil e nas páginas da internet: www.suapesquisa.com e www.wikipedia.com.br. Organização de T.M.