quarta-feira, 9 de junho de 2010

PORQUE O TÍTULO "CARAVAGGIO À FRANCESA E OUTRAS FANTASIAS"?






Porque o mundo é realidade, é fantasia, as duas situações. Neste blog pretendo colocar alguns fatos, opiniões e fantasias que existem em minha vida, no mundo e outros interesses. A alma de uma vida estará aqui! O sonho do artista aqui estará! O que é interessante para mim poderá estar aqui. Vamos sonhar juntos! Do sonho fez-se a realidade de Deus!
Caravaggio é sobrenome de Artista Italiano. Excelente pintor! Enfocou alguns temas sobre Jesus Cristo, o "eu narciso", medusa da mitologia grega (?) e outros. Sua excelência artística está em saber lidar com a "luz e a escuridão", pontos opostos de percepção em perfeita harmonia em seus quadros. Grande Caravaggio!
A famosíssima França é "o país que está em minha alma"! Eu tenho em mim a ideologia francesa, a da liberdade e fraternidade, sempre pensei assim! Porém, um clarim soa em meus ouvidos e eu penso: "você ama a França por causa da arte e do amor - do sonho romântico"! A minha ideia sobre a França é assim!
Eu sou brasileira, amo o Brasil e suas peculiaridades. É um país democrático, não rico economicamente, mas é livre e contente por si mesmo. É imenso geograficamente e rico em sua biodiversidade. A tropicalidade do país permite estações, em sua normalidade, agradáveis! É um país muito afável!
Certo dia me deparei com uma montagem, bem feita, que mostrava o Cristo sendo carregado e no fundo havia a Torre Eiffel. Eu odiei aquela imagem! Intrigou-me!Não é possível que seja este o fundo realmente! Eu "vi algo fora do lugar". Então, pensei quanto à "diversidade existencial genérica" como um papel humano que, às vezes, devemos representar. Não estamos no local adequado ou adaptados a ele; as vestimentas não são adequadas para a "hora", mas pode ser um momento único de "nossas vidas", um momento feliz ou triste, marcante, único! Não somos nem daquele País, mas podemos amar aquela situação, aquelas pessoas ou temos que considerar a importância desse exclusivo momento. E, por amor e respeito ao Cristo, eu gostei; por respeito à França eu gostei; mas odiei aquela montagem, pois não correspondia a realidade local, porém, de fato, não precisava odiar. É a "veia crítica" de quem ama e respeita as Artes.E, daí? E, quanto a diversidade e aceitação de pessoas em outro contexto? A receptividade e o que tem a ver conosco? E, o direito de pensar diferentemente? São colocações para raciocínio lógico.
"Um Caravaggio à moda francesa" significa a transnacionalidade; a ideia do outro em sua vida, que por vezes, não tem nada a ver contigo. No mundo mescla-se "um produto, pessoa, situação" visando a melhoria, à diversidade cultural ou a necessidade globalizada. Será que dá certo? O que é preciso e o que não é necessário?
Eu amo, assim, os países em geral! Observo algumas verdades e mentiras. Sou estudiosa de Artes, dos Pintores dignos de suas obras, Escultores excelentes, Músicos maravilhosos e me tornei "Universana" que significa pessoa parte do Universo, interessada no universo existencial.
E, viva a Liberdade e o Amor! Quem ama e é amado vive!

Matéria sobre Caravaggio em francês

Sites de pesquisa confiáveis sobre o assunto que permitem tradução:
http://pt.wikipedia.org/ e http://www.abcgallery.com/


7/7