sexta-feira, 29 de outubro de 2010

KROKODILAS!


"KROKODILAS" não é mulher do crocodilo! É uma expressão em Esperanto- tipo gíria - para definir pessoas que sabem o básico em Esperanto e "arranham" com outros idiomas. Eu sou um pouco assim porque na verdade eu não avancei nos meus estudos em Esperanto, sem tempo para dedicação, mas não sem amor!. Fakte, mi amas multe Esperanton e fiz o meu possível! Ano que vem espero fazer uma página elegante somente sobre Esperanto, exclusiva, fiel aos princípios esperantistas! Com traduções, o mais que perfeitas possíveis. E, espero que seja um projeto de sucesso!
Reorganizei os meus vídeos em Esperanto, em destaque neste blog e espero que gostem! Na parte com Flávio Fonseca, Esperantista de carteirinha, 5º vídeo, de baixo para cima, cantando "marsxu soldato"; após, há vários vídeos e o canto do Krokodilo -"Oraj Kantoj", é muito bobinho e engraçado! Prestigiem! Eu, adoro desenho de jacaré, crocodilo e similares. São muito legais Há também o desenho no mesmo local - o "snappy, il piccolo coccodrillo", uma gracinha do rio Nilo!
Dizem que choro de jacaré é falsidade. Quando dizem: "Isso é choro de jacaré!" - pessoa está fingindo. "Você é um jacaré? Conhece um jaca? Uns "falsolas"?  Não brinquem com eles! E, por incrível que pareça, quando penso em jacaré ou similares eu penso no rio Nilo! Imaginando a música do Dinho (de Brasília, rock, Capital Inicial) e pensando: "A Europa esta um tédio, vamos transar um estilo, nós só temos um remédio: é descer o rio Nilo...amor de crocodilo descendo o rio Nilo até mais em baixo, onde está pleno de Crocodilo do Rio Nilo. O crocodilo-do-nilo (Crocodylus niloticus) que é uma espécie de crocodilo africano, cuja distribuição se estende desde a bacia do Nilo! São uns "fofinhos"! (vídeo abaixo para você mesmo fazer seu juízo). Dos que eu conheço, os crocodilos são os animais mais arcaicos existentes! É bem interessante!
E, mais: penso que o Jacaré está com passaporte para a extinção! Já comem jacaré como carne de galinha! Tadinho! E, o jacaré de papo amarelo será que não serve pelo menos para opor-se a alguma doença amarela? Pelo menos para uso com fins medicinais!Não é incentivo para acabar com eles, não! Somente para melhor aproveitá-los! Eu fico é com dó dos bichinhos atacados de noite em situação de enganação, chorando,  colocam luz em seus olhos para ofuscá-los e pegá-los! Há tanta galinha no mundo! Se bem que acho que tudo que estiver em excesso visual, mesmo, não seja muito favorável...! Não é o caso dos "Jacas".
Agora Jaca não é também a fruta jaca, mas deve ser em sua homenagem! O que também adoro!
Bom, babilema cxio! Creio mesmo que para o Esperanto não devemos "crocodilar", como eu faço aqui! Aqui, o que me interessa expressar é o amor ao som, a tudo que Deus criou!
 Comprovadamente, fica agradável nas músicas, por exemplo, mais de um som idiomático, duas ou três palavras de som estrangeiro, inclusive do Esperanto, porque não fica deselegante; creio até como homenagem ao idioma citado. Posteriormente se houver mesmo essa inserção oficial do Esperanto no país, pode acontecer isso, seu idioma+esperanto, como exemplo, ficando peculiar e sonoro satisfatório! Tudo sem exagero!
"Ou uSA o Esperanto(n) no relacionamento transnacional e internamente ou usa a  Língua Nacional!"

Boas curtições no Esperanto-Vídeo para vocês, Caravaggentos!
Abraços!
Terezinha Moutinho


Crocodilo do Nilo - Não assistam, não recomendem esse vídeo, caso tenham algum medo da imagem real de crocodilo.







                                                           2/7