terça-feira, 15 de junho de 2010

ESTUDO DAS CORES




Não obstante haver muitos estudos sobre as cores e suas alternâncias, suas finalidades e suas possibilidades infinitas em aplicações também diversificadas como: estudo das cores dos vegetais, o uso das cores na percepção textual, o uso em atividades hospitalares para fins de cura, etc. Devo dizer que acredito como estudante também das cores, que observei e anoto aqui a minha percepção pessoal e atualizada sobre cores como um ponto de vista diferenciado:
O preto comumente é reconhecido como situação inexistente de cor e é cor secundária, por não parecer ter "vitalidade", claridade, foi considerada cor morta, cor morta = SEM COR.
O branco é 'a cor' que é usada para a variações das cores.

As cores básicas são: vermelho, azul, amarelo e verde. A denominação 'básica' aqui pode ter sofrido alteração devido às traduções que ocorrem naturalmente. Também pode ter sido considerada assim por existir cores naturais ambientais como o sangue, o céu, o ouro, a mata. Mas, no meu entender não são cores básicas, originária, no que concerne mistura de cores.



Então, concluo que

PRETO E BRANCO = cores básicas ou basilares no sentido de matéria-prima, matéria-básica para uso em alternâncias. Então são denominadas CORES BÁSICAS MAXIMINIANAS PARA ALTERNÂNCIAS. Explico são cores extremadas, saturadas e que além de não poderem ser superadas devem ser usadas em pequenas quantidades para alternâncias. Não podem ser consideradas “sem cor” porque as cores são o que elas representam então o preto e o branco devem ser reconhecidos como uma cor percebida normalmente. São cores puras e neutras. "Antes da luz,havia a escuridão"!.

VERMELHO, AZUL, AMARELO E VERDE – CORES NATURAIS ou PRINCIPAIS ou CORES PAIS (DE PRINCI+PAIS) – são naturalmente passíveis de variação e são naturais em sua essência como também representam partes provenientes da natureza.
Suas alternâncias variam infinitamente em tonalidades produzidas pela inclusão do preto, do branco e de cores modificadas.

ORIGINÁRIAS, MAXIMINIANAS OU NATURAIS SÃO CORES BÁSICAS QUE DERIVARÃO OUTRAS CORES PRINCIPAIS OU SECUNDÁRIAS. 

OUTRAS CORES – São as provenientes das variações das principais as quais serão denominadas CORES ALTERADAS OU ALTERNADAS, SECUNDÁRIAS OU CORES FILHIAIS.

Evitaria o uso da terminologia derivada por dar idéia de “segunda categoria” o quê é inaceitável visto que há variações que são mais belas que as originárias. Preferível denominação de secundária ou filhiais.

Terezinha Moutinho em 22/01/08


OBS: Base de estudo para elaboração de tese sobre cores escrita por Terezinha Moutinho para fins de elaboração de layout e sugestão de cores. Coloco aqui para "desencargo de consciência" porque eu não avancei nesta pragmática, mas não é desinteressante.

ATENÇÃO: Todo texto meu deve passar por revisor de texto, o profissional mesmo! Eu me preocupo mais com as idéias a serem lançadas.